13 de novembro de 2019

COORDENAÇÃO DE PASTORAL

COORDENAÇÃO DIOCESANA DE PASTORAL

Áreas Pastorais

A Diocese de Cachoeira do Sul se organiza em quatro Áreas Pastorais:

Área Pastoral Centro

Município: Cachoeira do Sul

• Paróquias: São José; Nossa Senhora da Conceição (Catedral); Nossa Senhora da Penha; Santo Antônio.
  • Reunião Ordinária: (2ª) segunda terça-feira do mês.
  • Área Pastoral Sul
  • Municípios: Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista
  • Paróquias: Nossa Senhora da Assunção e Santa Ana
  • Reunião Ordinária: (4ª) quarta terça-feira do mês.
  • Área Pastoral Pé da Serra
  • Municípios: Agudo, Paraíso do Sul, Novo Cabrais e Cerro Branco
  • Paróquias: São Bonifácio; São Cláudio e Santo Antônio.
  • Reunião Ordinária: (3ª) terceira terça-feira do mês.

Área Pastoral Norte

• Municípios: Sobradinho, Arroio do Tigre, Ibarama, Segredo, Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete
  • Paróquias: Nossa Senhora dos Navegantes; São Paulo; São Marcos e Sagrada Família.
  • Reunião Ordinária: (1ª) primeira terça-feira do mês.

As Áreas Pastorais, além de centros de intercomunicação, de troca de experiências, de entreajuda e de intercâmbio de informações, destinam-se a ser também centro de organização, de elaboração de normas pastorais comuns, bem como, de realização de cursos, congressos e encontros. Podem ser também referência para representação em organismos diocesanos e regionais.

NEW

3ª Reunião Área Pastoral Centro 2019

Dia 14 de maio, p.p., tendo por local o Centro de Pastoral, da Catedral Nossa Senhora da Conceição, aconteceu a terceira reunião do ano, da Área Pastoral Centro que abrange as quatro paróquias de Cachoeira do Sul. Participaram da reunião 35 pessoas, entre padres, diáconos e lideranças leigas. Na pauta elaborada pelo padre Edson Pereira, Coordenador Diocesano de Pastoral, estava:

1. 57ª Assembleia Geral da CNBB que aconteceu em Aparecida – SP, tendo o monsenhor Elcy Arboitte, Administrador Diocesano, representado nossa diocese;

2. Grupos de Famílias, foi apresentado o subsídio que vai conduzir o trabalho dos grupos de famílias durante o ano de 2019;

3. Dizimo, uma breve exposição sobre o dízimo, seu sentido, valor, importância e como organizar essa pastoral nas paróquias;

4. Missões Diocesana 2019/2020, uma avaliação sobre como está o trabalho dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA), bem como, será otimizado o mesmo na área centro;

5. Corpus Christi (20 de junho), foi colocado em votação após amplo debate com os presentes sobre a manutenção ou não dessa celebração no Parque da Romaria Mãe do Redentor. Após ouvir os presentes, o tema foi colocado em votação, sendo que 16 votaram pelo evento nas suas respectivas paróquias; 12 votaram pela permanência do evento no parque e 9 se abstiveram de votar. Assim, as celebrações desse ano, serão em suas respectivas paróquias.

6. Comunicações diversas.

A próxima reunião da Área Centro, será dia 9 de julho, na Paróquia Santo Antônio