13.5 C
Cachoeira do Sul
17 de julho de 2024
Diocese de Cachoeira do Sul

Seminário Propedêutico

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO INTERDIOCESANO SÃO JOÃO BATISTA

Diocese de Santa Cruz do Sul

Rua Dom Antônio Reis, 308, sala 01

CEP: 96822-585 – Bairro Linha Santa Cruz – Brasil

Email: [email protected]

 

REITOR

 

Pe. Edson Pereira

 

HISTÓRICO

  1. Iniciado em 2018, o Seminário Interdiocesano São João Batista, acolhe em seu ambiente formativo seminaristas oriundos das seis dioceses da província eclesiástica de Santa Maria. As referenciadas são a já mencionada arquidiocese de Santa Maria, Santo Ângelo, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.
  2. O propedêutico é a etapa formativa que situa-se no período após o ensino médio e antes dos estudos de filosofia ou teologia. Tradicionalmente ocorre pelo período de um ano, espaço onde o seminarista fortalece seu discernimento vocacional, aprofundamento espiritual e intelectual, além de aspectos comunitários e humanos, para que possa bem vivenciar as etapas posteriores do processo formativo.
  3. Seguindo os documentos e orientações da Igreja Católica Apostólica Romana, a formação oferecida dentro do seminário está alicerçada nas cinco dimensões fundamentais: Humano-Afetiva, comunitária, Espiritual, pastoral e intelectual. Ao longo da formação o seminarista é auxiliado pelo formador e diretor espiritual a integrar-se no processo, buscando corresponder seu chamado a concretizar sua vocação.
  4. Com a aprovação da sede do seminário em Santa Cruz do Sul, os bispos deliberaram e acolheram a nomeação do pe. Marcelo Carlesso, da diocese de Santa Cruz do Sul como seu primeiro reitor. Em 2022, com a nomeação do pe. Marcelo para o Seminário Dom Alberto, em Viamão, assume como reitor o pe. Lucas del Osbel, também do clero da diocese de Santa Cruz do Sul. Em 2024, o conselho de formação provincial junto aos bispos, escolheram o pe. Edson Pereira, do clero da diocese de Cachoeira do Sul, como novo reitor da etapa formativa

Artigos relacionados