27 de abril de 2024

REITOR

Pe. Edson Pereira

HISTÓRICO

1. Iniciado em 2018, o Seminário Interdiocesano São João Batista, acolhe em seu ambiente formativo seminaristas oriundos das seis dioceses da província eclesiástica de Santa Maria. As referenciadas são a já mencionada arquidiocese de Santa Maria, Santo Ângelo, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.
  2. O propedêutico é a etapa formativa que situa-se no período após o ensino médio e antes dos estudos de filosofia ou teologia. Tradicionalmente ocorre pelo período de um ano, espaço onde o seminarista fortalece seu discernimento vocacional, aprofundamento espiritual e intelectual, além de aspectos comunitários e humanos, para que possa bem vivenciar as etapas posteriores do processo formativo.
  3. Seguindo os documentos e orientações da Igreja Católica Apostólica Romana, a formação oferecida dentro do seminário está alicerçada nas cinco dimensões fundamentais: Humano-Afetiva, comunitária, Espiritual, pastoral e intelectual. Ao longo da formação o seminarista é auxiliado pelo formador e diretor espiritual a integrar-se no processo, buscando corresponder seu chamado a concretizar sua vocação.
  4. Com a aprovação da sede do seminário em Santa Cruz do Sul, os bispos deliberaram e acolheram a nomeação do pe. Marcelo Carlesso, da diocese de Santa Cruz do Sul como seu primeiro reitor. Em 2022, com a nomeação do pe. Marcelo para o Seminário Dom Alberto, em Viamão, assume como reitor o pe. Lucas del Osbel, também do clero da diocese de Santa Cruz do Sul. Em 2024, o conselho de formação provincial junto aos bispos, escolheram o pe. Edson Pereira, do clero da diocese de Cachoeira do Sul, como novo reitor da etapa formativa