19 de março de 2024

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO

Fundada em 13.06.1993

Fone: 51 999563445 – [email protected]

Rua Francisco Zappe, s/n – Bairro Santo Antônio – 96535 -000 – Cerro Branco – RS

PÁROCO

Pe. Alessando Muller

DIÁCONO

Selmar Sandro Skolaude

Secretária: Talita Facco

Para ver mais

CLIQUE AQUI

CERRO BRANCO

Inicialmente, Cerro Branco fazia parte do  Município de Cachoeira do Sul. Em 1891 tornou-se Distrito. Tornou-se Vila em 1937.  Em 1987 realizou-se o plebiscito para a emancipação política, alcançada através de Lei Estadual no ano seguinte.

A primeira denominação foi “Morro dos Índios”, sendo para “Cerro Branco”, um dos morros de destaques em pedra grês, da Serra Geral. O censo do IBGE de 2.000 aponta uma população de 4.293 habitantes. Parte do Município situa-se sobre a Serra Geral, com pequenos agricultores, e a  parte baixa concentra o cultivo de arroz.

A PARÓQUIA

O primeiro registro da presença de um sacerdote está nos arquivos dos jesuítas, em Porto Alegre. Consta que em 1989 houve celebração de missa, sem maiores detalhes. O padre jesuíta veio de Santa Cruz, à cavalo,  fazendo um  costumeiro giro pela região, rezando missas e atendendo as demais necessidades religiosas do povo.

Os padres, que vinham à cavalo,  hospedavam-se na casa do casal Rudolpho e Luiza Hörbe, os quais doaram o terreno onde se situa a atual matriz Santo Antônio. Na mesma casa eram feitas as cucas para as festas.

Em 1920 iniciou-se a construção da capela, atual Igreja Matriz. Foi inaugurada em 1928, estando presente o Pe. Francisco Cassol (Palotino), vindo de Cachoeira do Sul.

No dia 13 de junho de1993, Dom Ângelo Domingos Salvador criou a Paróquia, e nomeou Pe Otto Dupont como Pároco.

COMUNIDADES

A Paróquia é uma rede de 18 comunidades, algumas em organização, sem local próprio:

1. No Município de Cerro Branco: Matriz Santo Antônio, Centro Comunitário (No centro de Cerro Branco), São Luiz (Linha São Luiz), São Francisco (Linha Pfeiffer), Nossa Senhora do Carmo (Alto Cerro Branco), Santo Osvaldo (Serraria Scheidt), Nossa Senhora de Fátima (Rodeio do Herval), Nossa Senhora de Lurdes (Linha Alta), São Pedro (Linha São Pedro), Nossa Senhora das Graças (Botucaraizinho), Escola Otto Sabin, Escola Augusto Schultz e Escola Coelho Neto.

2. No Município de Novo Cabrais: São José (Arroio Bonito) e São Miguel (Faxinal).

3. No Município de Candelária: Escola Dom Pedro I.

4. No Município de Paraíso do Sul: São Roque (Linha Patrimônio) e Santa Ana (Travessão).

PRIMEIRO CASAMETO EM CERRO BRANCO

( Livro 06, Folha 34, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição )

“Aos trinta de junho de mil oitocentos de noventa e cinco nesta freguesia de N.S. da Conceição de Cachoeira do Sul com dispensa de todas as formalidades em oratório particular perante mim e das testemunhas Damião Pereira Fortes e Antonio Maria Sobrinho se receberam em matrimônio Napoleão da Silva Soares  e Manoela Soares dos Santos, elle solteiro com vinte e seis annos de idade, filho natural de Guiomar da Silva Soares e ella viúva do finado Manoel Ferreira dos Santos, com vinte oito annos de idade, filha legítima  dos finados  Antonio João Machado e Belizária Maria dos Santos. Cazaram civilmente a quatro annos. E para constar  mandei fazer este que assigno. O administrador da Parochia: Pe. Nicolau Knob.”