2 de dezembro de 2020

Seminário Maior

SEMINÁRIO MAIOR MARIA, MÃE DO REDENTOR

DIOCESE DE CACHOEIRA DO SUL

Pe. Rudinei LaschSeminaristas maiores e menoresEncontro dos Padres novosEncontro dos PaisEscola VocacionalRito de AdmissãoPresença do BispoO SeminárioO SeminárioIndicativoNa Ordenação EpiscopalEncontro do Pastor

Reitor: Pe. Rudinei Lasch

Fone: (51)980498001

RS 509 -Faixa Velha de Camobi, Km 6 – Nº 4561
97095 – 000, Bairro Camobi – SANTA MARIA – RS

SEMINARISTAS MAIORES DA TEOLOGIA E FILOSOFIA
1) Jonilson Talavitz – Ibarama (2º Ano da Teologia)
2) Robson Raddatz Ramos – Lagoa Bonita (2º Ano da Teologia)
3) Alexandro Foletto – Segredo (1º Ano de Teologia)
4) Vanuti Cremonese – Segredo (1º Ano de Teologia)
5) Daison Iuri Oliveira – Sobradinho (4º Ano de Filosofia)
6) Tiago Cembrani – Sobradinho (4º Ano de Filosofia)
7) Fabrício dos Santos Ferreira – Segredo (1º Ano de Filosofia)
  1. NATUREZA DO SEMINÁRIO: O Seminário Maior, Maria Mãe do Redentor da Diocese de Cachoeira do Sul, com sede em Camobi no município de Santa Maria, foi instituído pelo Bispo Diocesano e pelo presbitério para a formação sacerdotal dos seminaristas maiores, onde cursam Filosofia e Teologia na FAPAS – Faculdade Palotina, desta Diocese particular.
  2. FORMAÇÃO: A Formação neste Seminário orientam-se pelos Documentos do Concílio Vaticano II (Presbyterorum Ordinis, Optatam Totius), pelas disposições do Código do Direito Canônico (cc.232-264), do Sumo Pontífice (Exortação Apostólica: Pastores Dabo Vobis), na Sede Apostólica (sobretudo na Ratio Fundamentalis Instutionis Sacerdotalis e outros documentos da Congregação para a Educação Católica), Documento de Aparecida, Diretrizes da Ação Evangelizadora e pelas Disposições da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Formação de Presbíteros na Igreja do Brasil).
  3. MÃE DO REDENTOR: O Seminário reconhece como especial protetora a Santíssima Virgem Maria, Mãe do Redentor e da Igreja, para que ela com o exemplo de sua vida e com sua maternal intercessão, fortaleça e guie os que se preparam para participar do Sacerdócio do seu Filho, Jesus Cristo.
  4. A Formação Sacerdotal está alicerçada em cinco pilares formativos: Humano-afetivo; Espiritual; Pastoral; Intelectual e Comunitária, englobando os aspectos morais e éticos vividos nos dia-a-dia. Enfim, a formação é para que cada seminarista aprofunde a consciência de sua vocação religiosa, através do discernimento vocacional, cresça no amor, na esperança, na fé e no seguimento de Jesus Cristo.
VOCÊ JÁ PENSOU EM SER PADRE DIOCESANO? Entre em contato conosco através do wtsapp: (51) 980498001; pelo Facebook do Seminário Marior: SAV Cachoeira Do Sul ou procure o padre da tua Paróquia.

Propedêutico: em SANTA CRUZ DO SUL

1) Fabrício dos Santos

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO INTERDIOCESANO SÃO JOÃO BATISTA

SANTA CRUZ DO SUL – RS

Rua Dom Antônio Reis, 308, sala 01

Cep: 96822-585 – Bairro Linha Santa Cruz

Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil

Email: [email protected]

Reitor: Padre Marcelo Carlesso

Seminaristas da Diocese de Cachoeira do Sul que irão vivenciar o Propedêutico em 2020:

1. Augusto Vargas Fontoura – Cachoeira do Sul

2. Eric Oliveira Bittencourtt – Caçapava do Sul

3. O QUE É O SEMINÁRIO INTERDIOCESANO? Iniciado em 2018 o Seminário Interdiocesano acolhe, no mesmo ambiente de formação, seminaristas de cinco dioceses: Santa Cruz do Sul; Cachoeira do Sul; Santa Maria; Cruz Alta e Santo Ângelo. Daí o nome Interdiocesano.

4. O QUE É PROPEDÊUTICO: Etapa formativa daqueles que buscam o sacerdócio e que se coloca no período após o Ensino Médio e antes dos Estudos da Filosofia e Teologia. Geralmente acontece no período de um ano, período no qual o seminarista faz uma caminhada de discernimento vocacional mais aprofundado e é iniciado no processo formativo presbiteral preparando-se, ao mesmo tempo, para as etapas posteriores.

5. EM QUE SE BASEIA A FORMAÇÃO? Seguindo os documentos e orientações da Igreja Católica Apostólica Romana a formação oferecida no Seminário está alicerçada em cinco dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral-missionária e intelectual. Ao longo da formação o seminarista, auxiliado pelos seus Formadores e pelas atividades diárias do Seminário, vai integrando em si estas cinco dimensões, buscando responder e concretizar a sua vocação.