12.8 C
Cachoeira do Sul
15 de julho de 2020
Portal da Diocese de Cachoeira do Sul Rs

Seminário Maior

SEMINÁRIO MAIOR MARIA, MÃE DO REDENTOR

DIOCESE DE CACHOEIRA DO SUL

Pe. Rudinei LaschSeminaristas maiores e menoresEncontro dos Padres novosEncontro dos PaisEscola VocacionalRito de AdmissãoPresença do BispoO SeminárioO SeminárioIndicativoNa Ordenação EpiscopalEncontro do Pastor

Reitor: Pe. Rudinei Lasch

Fone: (51)980498001

RS 509 -Faixa Velha de Camobi, Km 6 – Nº 4561
97095 – 000, Bairro Camobi – SANTA MARIA – RS
E-mail: [email protected]
Fone: (55) 3217 5074

SEMINARISTAS MAIORES DA TEOLOGIA E FILOSOFIA
1) Jonilson Talavitz – Ibarama (2º Ano da Teologia)
2) Robson Raddatz Ramos – Lagoa Bonita (2º Ano da Teologia)
3) Alexandro Foletto – Segredo (1º Ano de Teologia)
4) Vanuti Cremonese – Segredo (1º Ano de Teologia)
5) Daison Iuri Oliveira – Sobradinho (4º Ano de Filosofia)
6) Tiago Cembrani – Sobradinho (4º Ano de Filosofia)
7) Fabrício dos Santos Ferreira – Segredo (1º Ano de Filosofia)
  1. NATUREZA DO SEMINÁRIO: O Seminário Maior, Maria Mãe do Redentor da Diocese de Cachoeira do Sul, com sede em Camobi no município de Santa Maria, foi instituído pelo Bispo Diocesano e pelo presbitério para a formação sacerdotal dos seminaristas maiores, onde cursam Filosofia e Teologia na FAPAS – Faculdade Palotina, desta Diocese particular.
  2. FORMAÇÃO: A Formação neste Seminário orientam-se pelos Documentos do Concílio Vaticano II (Presbyterorum Ordinis, Optatam Totius), pelas disposições do Código do Direito Canônico (cc.232-264), do Sumo Pontífice (Exortação Apostólica: Pastores Dabo Vobis), na Sede Apostólica (sobretudo na Ratio Fundamentalis Instutionis Sacerdotalis e outros documentos da Congregação para a Educação Católica), Documento de Aparecida, Diretrizes da Ação Evangelizadora e pelas Disposições da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Formação de Presbíteros na Igreja do Brasil).
  3. MÃE DO REDENTOR: O Seminário reconhece como especial protetora a Santíssima Virgem Maria, Mãe do Redentor e da Igreja, para que ela com o exemplo de sua vida e com sua maternal intercessão, fortaleça e guie os que se preparam para participar do Sacerdócio do seu Filho, Jesus Cristo.
  4. A Formação Sacerdotal está alicerçada em cinco pilares formativos: Humano-afetivo; Espiritual; Pastoral; Intelectual e Comunitária, englobando os aspectos morais e éticos vividos nos dia-a-dia. Enfim, a formação é para que cada seminarista aprofunde a consciência de sua vocação religiosa, através do discernimento vocacional, cresça no amor, na esperança, na fé e no seguimento de Jesus Cristo.
VOCÊ JÁ PENSOU EM SER PADRE DIOCESANO? Entre em contato conosco através do wtsapp: (51) 980498001; pelo Facebook do Seminário Marior: SAV Cachoeira Do Sul ou procure o padre da tua Paróquia.

 

Propedêutico: em SANTA CRUZ DO SUL

1) Fabrício dos Santos

SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO INTERDIOCESANO SÃO JOÃO BATISTA

SANTA CRUZ DO SUL – RS

Rua Dom Antônio Reis, 308, sala 01

Cep: 96822-585 – Bairro Linha Santa Cruz

 Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil

Email: [email protected]

Reitor: Padre Marcelo Carlesso

Seminaristas da Diocese de Cachoeira do Sul que irão vivenciar o Propedêutico em 2020:

  1. Augusto Vargas Fontoura – Cachoeira do Sul

  2. Eric Oliveira Bittencourtt – Caçapava do Sul

  3. O QUE É O SEMINÁRIO INTERDIOCESANO? Iniciado em 2018 o Seminário Interdiocesano acolhe, no mesmo ambiente de formação, seminaristas de cinco dioceses: Santa Cruz do Sul; Cachoeira do Sul; Santa Maria; Cruz Alta e Santo Ângelo. Daí o nome Interdiocesano.

  4. O QUE É PROPEDÊUTICO: Etapa formativa daqueles que buscam o sacerdócio e que se coloca no período após o Ensino Médio e antes dos Estudos da Filosofia e Teologia. Geralmente acontece no período de um ano, período no qual o seminarista faz uma caminhada de discernimento vocacional mais aprofundado e é iniciado no processo formativo presbiteral preparando-se, ao mesmo tempo, para as etapas posteriores.

  5. EM QUE SE BASEIA A FORMAÇÃO? Seguindo os documentos e orientações da Igreja Católica Apostólica Romana a formação oferecida no Seminário está alicerçada em cinco dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, pastoral-missionária e intelectual. Ao longo da formação o seminarista, auxiliado pelos seus Formadores e pelas atividades diárias do Seminário, vai integrando em si estas cinco dimensões, buscando responder e concretizar a sua vocação.

 

Artigos relacionados