27 de abril de 2024

MATRIZ

INTERIOR DA MATRIZ

VOLTANDO NO TEMPO

A Paróquia ao ser criada foi desmembrada da Paróquia N. Sra. da Conceição de Cachoeira do Sul. Inicialmente eram quatro capelas: São João do Cortado, São Roque, São Luiz da Linha Alta e Santo Antônio do Cerro Branco.
O primeiro Pároco foi Pe. Florêncio Coubald (1942-1954), Missionário do Coração de Jesus de Issoudam, natural da Bélgica e antigo missionário do Congo.
Pe. Frei Gervásio Mottoni OFM (1954-1956) foi o segundo Pároco. Natural do município de Lageado. No período de 1955 e 1956 foi também Vigário Ecônomo de Agudo.

O terceiro Pároco foi Pe. Frei Ernesto Jungblutt OFM. Assumiu em fevereiro de 1957.

NOMINATA DOS PADRES QUE TRABALHARAM NA PARÓQUIA

Pe Florêncio Coubald    –   Pe. Frei Gervásio Muttoni   –  Pe. Frei Ernesto Jungblutt  –   Pe. Frei Kudovico Fröhlch  –   Pe. Frei Olímpio Reichter   –   Pe. Frei Otto Dipont    –    Pe. Frei Agostinho Grings  –    Pe. Frei Lúcio Dupont   –   Pe. Frei Arno Heck   –   Pe. Frei Artur Agostini  –   Pe. Frei João Renato Puhl  –   Pe. Frei José Valdir Heinen  –   Pe. Frei  Raimundo Braun  –   Pe. Frei João Carlos Karling  –   Pe. Frei Érico José Hickmann   –  Pe. Frei Lírio José Hartmann   –  Pe. Frei Edemir Bianchini   –  Pe. Frei Miguel Becker – Pe. Frei Leopoldo Frankowski Pe. Frei Leonel Moisés da Silva

ORIGEM DO LUGAR
No fim do século dezenove a região já era habitada. Prova disso é que em 1898, no lugar denomindado “Campo do Moura” foi construída uma capela em honra de São Cláudio, em homenagem ao saudoso Bispo Dom Cláudio Ponce de Leão, então Bispo do Rio Grande do Sul. A Imagem do padroeiro foi doada pelo próprio Bispo. Dom Cláudio visitou duas vezes a localidade. Eram membros da Fábrica (O conselho da época): Tiago Tonolletto, José Casarotto, João Lovato. Antes desta Capela, em 1895, na localidade de “ Picada do Cortado” foi inaugurada a Capela de São João Batista, atendida pelos Padres Palotinos e pelo Pároco de Candelária. A Capela foi reformada e ampliada pelo Pároco de Cachoeira do Sul Pe. Luiz Scortegagna, em 1927.
Cortado é a terra natal de Dom Luiz Scortegagna, Bispo de Vitória do Espírito Santo
Outra Capela antiga é a de Santo Antônio, atual Matriz de Santo Antônio de Cerro Branco, iniciada em 1990 e inaugurada somente em 1928, tantas foram as dificuldades encontradas.
A Capela de São Luiz teve melhor sorte, pois no mesmo ano de 1936 foi lançada sua pedra fundamental e inaugurada, sob os auspícios de Pe. Scortegagna. Em 1947 a cepa foi ampliada.
A Capela de N. Senhora de Lourdes, na Linha Alta e São Roque na localidade de potreirinho eram da época.
No ano de 1955, os Padres Franciscanos assumiram a Paróquia. Eram chamados de “nossos Freis”.

OS PRIMEIROS
A atual Comunidade de Cortado, chamada de Comunidade de São João Batista do Cortado iniciou a construção de sua Capela no dia 06 de março de 1995.

O terreno foi doado pelo Senhor Teodolino Silvestre de Vargas e Maria Joaquina de Jesus, sua esposa, sendo o terreno escriturado pelo escrivão Santos e Silva no dia 25 de dezembro de 1894.
Os primeiros fundadores foram: Ângelo Sanson, João

Antônio Bandeira, Dário Cerentin, João Paschoal Zafaneli, Joaquim de Souza, Fidel Bonelli, João Luchese, Romano Camilo, João Michelin, Teodolino Silvestre de Vargas, Inácio de Arrial, Antônio Large, Santo Furlan, Quirino Machado, Gabriel de Souza, Pedro Fachin, João Tudendi, Ricardo Pavanato, Batista Furlan, Matias Loch, Francisco Heller, José Bernardi e o João Lovato.
A primeira Casa Comercial foi de Pedro Cerentini.

O primeiro moinho foi de Francisco Heller. A saúde foi cuidada pelo homeopata Teodolino S. De Vargas e pelo Dr. Irineu Wasconcelos. As primeiras parteiras foram Clara Arrial e Lisabeta Bonelli. Os primeiros professores foram Damiana Cabral, Floravante Furlan, Celeste Ortiz e João Olímpio.

A PARÓQUIA HOJE

É formada por 14 Comunidades. São atendidos os municípios de Novo Cabrais, Paraíso do Sul e duas Comunidades no município de Cachoeira do Sul.
No ano 2001 foi celebrado o cinquentenário da Paróquia de São Claudio.

No ano de 2021, após vários anos de atendimento pastoral por parte dos padres franciscanos, a diocese de cachoeira assumiu pela primeira vez, após sua criação, o atendimento pastoral por parte dos padres diocesanos, sendo nomeado o padre Hélvio Cândido, até então administrador do santuário da Mãe do Redentor, como pároco. Este foi empossado por dom Edson Batista de Mello em 26 de dezembro do mesmo ano, permanecendo como pároco até 28 de janeiro de 2023, data em que assumiu como sucessor padre Pedro César Oliveira.

COMUNIDADES ATUAIS

1. Divino Espírito Santo – Faxinal da Guardinha – Cach.
2. Nossa Senhora do Rosário – Taboão- Cach. Sul
3. Sagrada Família – Paraíso do Sul – Paraíso do Sul
4. São Francisco – Linha Campestre – Paraíso do Sul
5. São Roque – Potreirinho – Novo Cabrais
6. SÃO CLAUDIO – MATRIZ – CORTADO – NOVO CABRAIS
7. São Pedro – Vila Paraíso – Paraíso do Sul
8. São José – Quilombo – Paraíso do Sul
9. São João – Linha São João – Novo Cabrais
10. Nossa Senhora Aparecida – Capão do Veado- NC
11. Nossa Senhora das Graças – Cerrito – Novo Cabrais
12. Sagrado Coração de Jesus -Figueira-Novo Cabrais.
13. Perpétuo Socorro – Mangueirinha – Paraíso do Sul
14. Nossa Senhora Aparecida – Pau a Pique – Paraíso do Sul