11.2 C
Cachoeira do Sul
12 de julho de 2020
Portal da Diocese de Cachoeira do Sul Rs

Seminário Menor

 

SEMINÁRIO MENOR MONSENHOR ARMANDO TEIXEIRA

Av. Orlando da Cunha Carlos, 366, Cachoeira do Sul – RS
CEP: 96.508-490 – Fone: (51)3724-3560
Email:
Facebook: https://www.facebook.com/seminariomenor.monsenhorarmandoteixeira
Pe. Grégori - ReitorSeminaristas 2912Seminarista 2013Seminaristas 2015Seminaristas 2018Seminarists 2019Seminaristas 2018EliseteSr. Paulo Lasch
Reitor atual: Pe. Grégori Lopes Siqueira
Reitores anteriores: Pe Fernando Luiz Bolfe (2019); Pe Israel Brixner (2018); Pe João Luiz Flesch (2017)
Funcionários: Elisete da Rosa e Paulo Lasch

 

Data de criação: início de 1995 na sede do bispado e instalado na sede atual em 18 de agosto de 1996. No dia 31/05/2020 o Seminário Menor comemora seus 25 anos.
 
Natureza e meta: o Seminário Menor da Diocese de Cachoeira do Sul “não é uma mera casa de estudantes ou um edifício, mas uma comunidade formativa” (Ratio Fundamentalis, 2016, n. 188) que acolhe os candidatos que manifestam desejo de descobrir sua vocação, a partir dos doze anos de idade e do 8° ano do Ensino Fundamental, até o 3° ano do Ensino Médio, tendo como meta formar bons cristãos “discípulos missionários ‘enamorados’ do Mestre” (Ratio Fundamentalis, 2016, introdução, pg 5), proporcionando um período de discernimento da vocação por meio de uma formação humana, cristã, intelectual e espiritual.
Papel do Seminário: reconhecer e acompanhar a resposta ao chamado interior de Nosso Senhor, favorecendo o crescimento das qualidades humanas e espirituais da pessoa, e verificar a autenticidade das suas motivações (Ratio Fundamentalis, 2016, n. 16), a partir da devoção a Virgem Maria, Mãe do Redentor, mãe amorosa que intercede, fortalece e guia os que generosamente se colocam no processo de discernimento e seguimento vocacional.
Funcionamento e manutenção: o Seminário Menor funciona em regime de internato e é dirigido por um Reitor, nomeado pelo Bispo Diocesano, e que responde pelo estabelecimento diante da autoridade diocesana e o representa diante da comunidade eclesial e civil; é mantido pela Mitra Diocesana de Cachoeira do Sul, mas também pela comunidade, por grupo de voluntários como o grupo Mãe do Redentor e o Movimento Serra, e pelas famílias dos seminaristas.
Para ingressar no Seminário: a) ter feito pelo menos uma Escola Vocacional; b) ter manifestado interesse em entrar no seminário; c) estar aberto a desenvolver qualidades humanas e morais, espirituais e intelectuais; d) gozar de boa saúde física e psíquica (RF, n. 189); e) ter o aval da equipe formativa e do seu Pároco.

Quem foi Monsenhor Armando Teixeira: Foi um sacerdote que exerceu seu ministério em Cachoeira do Sul de 1932 a 1956, tendo nascido em São Francisco de Paula (RS) em 10 de maio de 1891.

São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, padroeiro dos párocos é adotado como intercessor pelas vocações sacerdotais diocesanas.
Maria Mãe do Redentor, padroeira da Diocese de Cachoeira do Sul, é adotada como modelo de serva do Senhor, Aquela que fez em tudo a vontade de Deus, é nossa mãe e modelo de todas as vocações.

 

Seminaristas início de 2020:
1) André Paulo Boeck – Arroio do Tigre – 1º ano do Ensino Médio
2) Deivid dos Santos Martins – Segredo – 1º ano do Ensino Médio
3) José Adailson Pereira da Silva – Segredo – 1º ano do Ensino Médio
4) Welliton Eledir Pens – Lagoa Bonita do Sul – 9º ano do Ensino Fundamental
5) Cauê Y Castro dos Santos – Segredo – 8º ano do Ensino Fundamental
6) Fernando Machado – Segredo – 8º ano do Ensino Fundamental
7) Luiz Fernando da Cruz – Segredo – 8º ano do Ensino Fundamental

Artigos relacionados