28 de março de 2024

ASSEMBLEIA DIOCESANA DO ANO DE 2022.

A Diocese de Cachoeira do Sul, esteve reunida em Assembleia, juntamente ao Bispo Diocesano, Dom Edson Batista de Mello, os padres, diáconos, religiosas, seminaristas e leigos, no sábado, dia 5 de março, no Salão da Igreja São José em Cachoeira do Sul.

Após a acolhida realizada pelo Pe. Edson Pereira, coordenador de pastoral, foi conduzido pelos seminaristas Maiores e seu reitor Pe. Fernando Luiz Bolfe, aconteceu o Momento Orante, com  a proclamação da Palavra e a entrada de símbolos, pelos seminaristas maiores.

Dom Edson fez uso da palavra, acolhendo aos presentes e trazendo importantes considerações sobre o recomeço da vida pastoral em nossa diocese, e algumas “preocupações” e atitudes concretas que devemos ter no tempo atual, ainda dentro da realidade da pandemia da Covid 19.

Nossa assembleia foi marcada pela fala apresentação acerca das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019 – 2023), numa perspectiva das diretrizes diocesanas de pastoral para uma Igreja Sinodal, essa apresentação foi conduzida pelo Padres Gilberto Orsolin, SAC e Pe. Edson Pereira.

Aconteceu também um espaço para a partilha em grupos, onde os leigos, religiosas e seminaristas foram divididos de acordo com as Áreas de Pastoral. Enquanto ocorreu esse momento de partilha, os sacerdotes estiveram reunidos em reunião com Dom Edson, para tratarem os assuntos referentes aos presbíteros.

O Diác. Carlos Machado falou-nos sobre a Campanha da Fraternidade que tem como Tema: Fraternidade e Educação e Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).

No período da tarde, ocorreu a partilha dos grupos e tivemos a presença e conferência on-line de Dom RIcardo Hoepers, bispo de Rio Grande e Presidente Nacional da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, falando-nos sobre  as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019 – 2023), numa perspectiva das diretrizes diocesanas de pastoral para uma Igreja Sinodal.

No final da assembleia ocorreram as orientações da Coordenação para as Assembleias Paroquiais Paroquiais, a Ação Pastoral e as Considerações de Dom Edson. Por fim, aconteceu o encerramento da Assembleia com a benção e o envio para a missão em nossas paróquias, comunidades, movimentos e pastorais.

Pe. Elvin Limberger, SAC

CONFIRA ALGUNS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE 2022.