13.5 C
Cachoeira do Sul
17 de julho de 2024
Diocese de Cachoeira do Sul

A LUTA DO BEM E DO MAL

A LUTA DO BEM E DO MAL

Mons. Elcy

Um velho índio de uma determinada tribo, considerado muito sábio, descreveu aos que o rodeavam, os seus conflitos internos da seguinte maneira:

– Dentro de mim existem dois cães em constante briga. Um deles é cruel e mau e o outro é bom e dócil.

Quando as pessoas que o escutavam, perguntaram ao sábio ancião qual dos cães ganhava a briga, ele parou, refletiu e respondeu: “Certamente aquele que eu mais alimento”!

Real sabedoria. Se você fizer um exame de consciência, bem feito, dará razão ao velho sábio. O seu vício ou sua virtude que mais alimenta, é aquele ou aquela que mais vigor adquire sobrepujando o outro. Assim como a plantinha melhor cuidada, se desenvolve melhor, da mesma forma a virtude mais cultivada se sobrepõe ao vício ganhando a luta. Isto depende, então, só de você!

Refletindo sobre os acontecimentos de minha vida posso confirmar a lição de sabedoria do ancião. Para vencer o cachorro do mal é necessário alimentar bem o cachorro do bem. Para se tornar virtuoso é necessário alimentar a virtude e esta suplantará o vício. Eu posso influir na vitória de um ou de outro dependendo da minha decisão e empenho!

Penso que a ascese cristã se orienta da mesma forma. Faz crescer a força do bem cultivando o lado bom e expulsa a força do mal alimentando o lado bom!

Olhando o mundo que nos cerca nos enchemos de dúvidas sobre a supremacia do cultivo da virtude ou do vício. O importante é ter decisões claras para vivenciar os ensinamentos de Jesus, porque todos eles apontam para o bem e para o sumo bem: Deus!

 

Artigos relacionados