20 de abril de 2024

O ESPIRITO E AS MÃES

Mons. Elcy

A força unificadora, na família, está nas mães. A força aglutinadora, na Igreja, vem do Espírito Santo. Os sete dons, que enriquecem a Igreja, veem do Paráclito. Estes mesmos dons, que se manifestam maternais estão implantados, em capacidade limitada, nos corações das mães. Até os animais tem comportamento semelhante: É a galinha que reúne seus pintinhos, luta contra as aves de rapinas e até com as serpentes que lhes querem devorar seus pintinhos.

Quando entendo as mães, nas suas virtudes maternais, entendo, em sombra, o Espírito Santo de Deus. As mães revelam Deus com jeito de mãe ou melhor dizendo: as mães se manifestam com jeito do Espírito Santo.

Considere, então, os sete dons maternais de Deus:

1. O dom da sabedoria se revela dando sabor a vida da família, tornando-a ajustada à paz e à felicidade. As mães são sinais de unidade no lar como o Espírito Santo se mostra na unidade da Igreja.
  2. O dom do conselho é o dom da partilha; não só dos conhecimentos, mas de tudo que se é. A mãe partilha seu corpo para formar o corpo do filho, seus seios para alimentá-lo!
  3. O dom da inteligência ou do entendimento, formaliza a dimensão, além da visibilidade dos sentidos, à mística dedutiva da revelação.
  4. O dom da fortaleza torna qualquer mãe, um ser de ternura, em uma fera terrível, na defesa e proteção do filho. Também os animais, com cria ao pé, se tornam temíveis!
  5. O dom da ciência torna o filho ciente da sua dignidade de adotivo de Deus; faz da mãe a educadora por excelência. Ela se transforma na primeira formadora da fé, catequista inata!
  6. O dom da piedade se revela, pelo carinho, ao se relacionar com o Criador. As orações serão conversas amorosas de filhos para com o Pai.
  7. O dom do temor de Deus não é medo relacional, é atitude de cada um na sua própria dimensão: Deus é Deus e a criatura lhe deve adoração. Cada um no seu lugar: Pai é pai, mãe é mãe e filho lhes deve veneração e respeito.