29 de abril de 2024

Histórico do candidato ao presbiterado, diácono Robson Raddatz Ramos.

HISTÓRICO DO DIÁCONO ROBSON RADDATZ RAMOS

Robson Raddatz Ramos, filho de Antônio Marcelino Ramos e Joelma Rejane Raddatz Ramos, nasceu em 03 de outubro de 1997, em Sobradinho. Foi batizado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Sobradinho aos 28 dias de dezembro de 1997. Como seu pai, Antônio, é católico, passou a fazer parte da Comunidade Católica Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, de Várzea Grande, Lagoa Bonita do Sul, local onde a família reside até os dias atuais.
Em 2002, no dia 21 de outubro, nasceu seu irmão, Ricardo Raddatz Ramos. Aos 23 dias de maio de 2010, recebeu pela primeira vez a Eucaristia, sacramento ministrado pelas mãos do então Pároco, Padre João Luiz Flesch. Logo após a Primeira Eucaristia, iniciou a catequese de preparação para o Sacramento da Crisma, durante esse processo, foi convidado pela catequista, Vanilda Rigon, para participar dos encontros vocacionais, realizados em junho e novembro de 2011.
Do apoio da família, da catequista Vanilda, do professor Filipe Arboitte e do Padre João Flesch, veio a decisão de ingressar no Seminário Menor Monsenhor Armando Teixeira no ano de 2012.
Após o ingresso no Seminário, foi crismado por Dom Remídio José Bohn, no dia 16 de junho de 2012, em Sobradinho.
Entre os anos 2012 e 2014, cursou o Ensino Médio Politécnico na Escola Estadual de Ensino Médio Vital Brasil, em Cachoeira do Sul, durante o período formativo de Seminário Menor.
Após, passou a residir em Santa Maria, no Seminário Maior Maria Mãe do Redentor, concluiu os estudos filosóficos, entre 2015 e 2018, seguidos dos três primeiros anos de teologia, 2019 a 2021, na Faculdade Palotina (FAPAS/SM).
Durante o ano de 2022 residiu na Paróquia São Paulo Apóstolo de Ibarama, onde, juntamente com o Padre Matheus Oliveira Venturini, realizou o ano de estágio pastoral, ou então, Ano de Síntese.
Durante ambos períodos formativos, realizou estágios pastorais nas paróquias: São Paulo Apóstolo de Ibarama, Sagrada Família de Arroio do Tigre, São Marcos de Segredo, Nossa Senhora dos Navegantes de Sobradinho, Santo Antônio de Cerro Branco, Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira, Nossa Senhora da Assunção de Caçapava do Sul e Santa Ana de Santana da Boa Vista.
Também recebeu a Admissão às ordens sacras aos 21 dias de setembro de 2019, o Leitorato no dia 10 de outubro de 2020 e o Acolitato no dia 25 de setembro de 2021.
Por fim, durante o presente ano, retornou à Santa Maria para concluir a faculdade de teologia na Faculdade Palotina, residindo no Seminário Interdiocesano Bom Pastor e auxiliando no acompanhamento das Equipes Vocacionais Paroquiais e vocacionados da Área Norte da Diocese. Escolheu como lema sacerdotal a passagem da segunda carta de São Paulo aos Coríntios 12,9 “Basta-te a minha graça”, expressando assim sua alegria e compromisso com a permanente configuração ao Cristo Bom Pastor.