21 de outubro de 2025
Diocese de Cachoeira do Sul

31° Romaria Diocesana: 65 Mil Romeiros na casa da Mãe do Redentor

No último domingo, 19 de outubro de 2025, aconteceu a 31ª Romaria da Diocese de Cachoeira do Sul – Maria, Mãe do Redentor, com o tema: Maria Peregrina da Esperança, e lema: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Milhares de romeiros, se concentraram em frente à Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, seguindo em procissão ao Parque da Romaria. Romeiros de todas as paróquias da Diocese estiveram presentes, vindo celebrar com a Mãe do Redentor.
A trigésima primeira edição da Romaria a Mãe do Redentor, recebeu um grande número de peregrinos. Entre os romeiros que percorreram o trajeto da procissão e as demais pessoas que aguardavam a chegada da Mãe do Redentor no Santuário, estima-se um público de 65 mil peregrinos.
A celebração foi presidida por Dom Edson Batista de Mello, padres, diáconos e provinçais.
Dom Edson, em sua homilia referiu que ”Maria peregrina da esperança, traz o seu diálogo de a mãe e o filho que está repleto de profunda humanidade, em que Maria confia a Jesus uma necessidade humana, assim como nós que viemos até aqui em romaria. Ela confia em seu filho as necessidades humanas, que vai além da capacidade humana, pois quando recorremos a ela nossas forças não são capazes. Maria é a mãe que suplica e intercede. Maria com sua bondade cordial e disponibilidade em ajudar, esta é a mãe que procuramos. Assim, confiamos a ela nossas preocupações, necessidade e dificuldades. Maria entrega tudo à Deus, sua vontade na vontade de Deus. De Maria aprendemos a bondade pronta a ajudar, mas também a humildade e a generosidade de aceitar a vontade de Deus na certeza de qualquer que seja será o meu, o teu, o nosso verdadeiro bem por que Deus só quer o nosso bem”.
Logo após a celebração, peregrinos puderam fazer a passagem pela “porta Santa” do Santuário, e assim tocar no ícone da Mãe do Redentor, como forma de agradecimento pelas graças alcançadas e realizar novos pedidos. No mesmo momento diáconos e padres realizavam a bênção individual.
Na parte da tarde foi realizada a bênção da pedra de fundamental da construção do novo Seminário Menor Diocesano dedicado a São Vigílio após, adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção da saúde, conduzida por Dom Edson Batista.
Assim, unidos em oração, fortalecidos na fé e ancorados na esperança, caminhamos com Maria, Mãe do Redentor.

Artigos relacionados