20 C
6 de maio de 2024

60 Mil romeiros no santuário Maria Mãe do Redentor

No último domingo (15) a Diocese de Cachoeira do Sul vivenciou sua 29° edição da Romaria a Maria, Mãe do Redentor, padroeira da Diocese. Já pelo início da manhã a Catedral Diocesana Imaculada Conceição abriu suas portas às 6h para a oração do santo terço e atendimento de confissões, enquanto aos poucos fazia-se a concentração de fiéis em frente a catedral, onde eram motivados por uma equipe de animação. Às 8h30min o ícone da padroeira conduzido pelos fiéis, partiu em caminhada pela Rua Conde de Porto Alegre e Avenida Orlando da Cunha Carlos até ao Parque da Romaria, na Volta da Charqueada, onde um grande número de famílias recepcionou a imagem da Mãe do Redentor e os romeiros, liderados pelo bispo Dom Edson Batista de Mello.

Ainda no trajeto inúmeras foram as demonstrações de devoção e piedade do povo de Deus, fiéis descalços, aplausos, lágrimas e sorrisos de gratidão destacaram a presença de Maria na vida de tantos que a ela recorrem como intercessora. A oração do Santo Terço ao longo do percurso foi feita diretamente do altar monumento, e transmitida pelas rádios Sobradinho, Jacuí, Vida FM e Fandango, que levaram a romaria a tantos lares que não puderam se fazer presentes.

Anjo

Por volta das 10h, o quadro com a imagem de Maria adentrou os portões do Santuário enquanto era entoado o hino à Mãe do Redentor, o momento causou grande emoção nos fiéis que adentravam o parque, bem como as centenas de famílias que já aguardavam a procissão

cruz

Os aplausos e o toque do sino anunciavam o término da caminhada, finalizada quando o bispo diocesano ergueu em frente ao público a cruz “Abri as Portas ao Redentor” , que desde 1994 é conduzida pelo bispo diocesano à frente da procissão.

Após a chegada, iniciou-se a Santa Missa presidida por Dom Edson, com a presença dos padres de toda diocese, diáconos, seminaristas, ministros, coroinhas, e com a liturgia organizada pelas paróquias de Sobradinho e Segredo que animaram o momento celebrativo. Em sua homilia, Dom Edson destacou que “Antes da fundação do mundo, fomos escolhidos por Deus, e predestinados a sermos irrepreensíveis em seu amor. Por este motivo, a saudação do Anjo a Maria é também uma saudação a nós, e a resposta generosa de Maria deve ser também o nosso modelo de resposta a Deus.” Pediu ainda aos fiéis que rezassem incessantemente pela paz no mundo, promovendo sempre a paz dentro das famílias.

Na parte da tarde, o momento iniciou com animação do Setor Juventude que convidou todos os presentes a entrarem no clima do momento vocacional que sucedeu a animação. Cumprindo com o propósito assumido em 2022, “cada comunidade uma nova vocação”, as paróquias puderam apresentar suas equipes vocacionais paroquiais, formadas com o intuito de fomentar o cultura vocacional em todas as paróquias. Também foram apresentados os vocacionados que vem realizando ao longo do ano os encontros de discernimento vocacional. O momento encerrou com uma encenação organizada pelas equipes, demonstrando a presença de Maria na vida dos vocacionados, abençoando e enviando os filhos seus, gesto repetido por todos os animadores de cima do altar monumento em direção aos fiéis presentes no parque.

Na sequência às 15h ocorreu a bênção da saúde e do Santíssimo Sacramento, momento em que o bispo diocesano enviou os romeiros de volta aos seus lares. A 29° romaria reuniu cerca de 60 mil romeiros vindos de todas as paróquias da diocese, além de dioceses vizinhas. Ao longo do dia uma enorme fila formou-se para que os romeiros pudessem tocar na imagem da Mãe do Redentor fazendo sua prece e agradecimento. No local uma ampla estrutura acolheu a todos. Praça de alimentação, venda de objetos litúrgicos, sombra e acomodação estiveram a disposição dos presentes. A brigada militar e a guarda municipal garantiram a segurança do evento e equipes médicas estavam dispostas pelo parque para garantirem atendimento aos necessitados. Tendas de apoio foram montadas pelos jovens do CLJ e Emaús para prestarem informações aos participantes, além da coleta de pedidos para a oração da tarde. Em 2024 a Romaria Diocesana de Cachoeira do Sul completa 30 anos.