29 de abril de 2024

.

61ª Assembleia Geral da CNBB

Iniciamos no dia 10 de abril a 61ª Assembleia Geral da CNBB, junto ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em São Paulo. Assim, depositamos no colo da Mãe Aparecida, a caminhada da Igreja no Brasil.

A Assembleia tem como tema central os encaminhamentos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2025 e a situação da Igreja no Brasil. Na pauta os temas prioritários:

1. Relatório da Presidência da CNBB;

2. Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança;

3. Sínodo: Por uma Igreja Sinodal – Comunhão, participação e missão;

4. Desafios e luzes para a Evangelização das Juventudes.

Além de outros temas diversos que farão parte da extensa pauta, a Assembleia começou, diferentemente de outros anos, com o Retiro Espiritual dos bispos, orientado pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Cúria Romana, que trouxe para nossa reflexão as palavras-chave para o Sínodo, na visão do Papa Francisco: Comunhão, participação e missão. Iniciamos com o retiro na certeza de que o Espírito Santo é quem conduz a Igreja.

Além do mais, outra mudança, como metodologia dos trabalhos, inspirada no Sínodo, a Conversa Espiritual, instrumento para animar o discernimento comunitário, com mesas redondas onde a escuta está no centro do processo sinodal. Uma escuta partilhada que exige de nós uma conversão capaz de ir além dos nossos próprios interesses e desejos, para centrar nossa atenção no outro e na vontade do Espírito que fala através de todo o grupo.

Os trabalhos iniciaram no dia 10/04 e encerrarão no dia 19/04.

Confiamos-nos a Mãe Aparecida e às orações de todo o Povo de Deus em nossas Dioceses.

Dom Edson – Bispo Diocesano