28 de abril de 2024

Paróquia N.Sra da Penha

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PENHA

Fundada em 01.05.2000

Avenida dos imigrantes /esquina av.  brasil, s/n – Bairro Marina- Fone: o xx (51) 3723 7846
 96505-001.Cachoeira do Sul – RS
Para ver o blog da Paróquia
 CLIQUE AQUI

PÁROCO

Pe. José Vicente de Lima Neto

ORIGENS

No ano de 1952 o Pe. José Eduardo Bini, coadjutor do Mons. Armando Teixeira recebeu diversas áreas de terra para nelas, oportunamente, construir Capelas para atendimento religioso do povo. Em abril de 1959 Pe. Orestes Trevisan sucedeu Pe. Bini e, aproveitou as áreas para iniciar suas múltiplas construções. Inicialmente conseguiu permissão para lotear e vender o território da antiga Capela de N. Sra do Horto. Em 1964, por ocasião das Missões Populares, Pe. Orestes construiu, com as Comunidades, as Capelas de Nossa Senhora da Penha, no Bairro Marina, e de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Bairro Oliveira.
A Capela de Nossa Senhora da Penha teve como seu primeiro presidente o Sr. Waldemar Moura (falecido).
A Imagem da Padroeira foi doada pelo Sr. Achilles Figueiredo que a trouxe do Rio de Janeiro, dando, por ela, a denominação patronímica da Capela.
Até o dia 16 de março de 1997 a Comunidade pertencia à Paróquia de São José. Foi, então criada a “Quase-Paróquia”, sendo atendida pelo Pe. Nildo Gaspar Rech. No dia 1º de maio de 2000, era instituída Paróquia de Nossa Senhora da Penha.
Ela era toda originária da Paróquia São José. Atualmente constitui-se de 12 Comunidades filiadas.
1. Nossa Senhora Medianeiro do Cerrito, Maria Mãe do Redentor do Rincão dos Menezes, Santa Maria Goretti, da Volta da Charqueada, Nossa Senhora Aparecida do Passo dos Enforcados, Nossa Senhora das Graças da Sanga Funda, São Pedro do Bosque, São Francisco de Assis da Quinta da Boa Vista, Sagrado Coração de Jesus do Promorar, Bom Pastor do Vale do Sol, São Teodoro do Passo do Moura, São Cristóvão do Capão da Cruz e Nossa Senhora da Penha da Marina.
Sua população é de 12.000 pessoas num universo de 3000 famílias. 500 leigos estão envolvidos nas atividades pastorais. 200 missionários leigos levam o evangelho a todos os recantos. Existem encontros de Formação do Batismo, do Crisma, da Primeira Eucaristia e do Matrimônio.
Sonhos da mais nova Paróquia da Diocese: Cercamento ao redor do templo e do salão, melhoria da infra-estrutura, ação pastoral mais intensa junto às Comunidades.
Além do Conselho paroquial de Administração e de Pastoral e os ministérios da Eucaristia, dos enfermos, da Esperança, da Palavra, existem as pastorais familiar,da sobriedade, Vocacional, da saúde, dos Coroinhas, do Idoso, clube da amizade e outras.