4 de abril de 2020

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” Lc 10, 33-34)

Iniciamos nesta quarta-feira de cinzas o tempo da quaresma em preparação para a PASCOA do Senhor. Todos os anos a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos oferece uma reflexão quaresmal com a Campanha da Fraternidade (CF), cujo Tema é FRATERNIDADE E VIDA: DOM E COMPROMISSO e o Lema tirado da parábola do Bom Samaritano, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-24).

É um convite a reflexão sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica. A vida é um DOM de Deus e nosso COMPROMISSO, e por isso, é urgente recriar relações fecundas na família, na comunidade e na sociedade, inspirando-nos na Palavra de Deus. A VIDA é preciosa, e como DOM de Deus, precisa ser cuidada, desde a origem, decurso e desfecho.

Encontramos esta abordagem, fundamentada em três pilares “Viu, Compadeceu e Cuidou”, elaborados no formato de celebrações, nos Cadernos (Encontros Quaresmais) que estão à sua disposição, em todas as nossas paróquias, para o seu grupo de oração, de família, da sua escola e/ou instituição.

Assim, queridos irmãos e irmãs, temos uma bela proposta para aproveitarmos bem esta Quaresma. Um tempo de esmola, jejum e oração, um tempo de reflexão sobre o nosso ser cristão, a partir deste referencial, da Campanha da Fraternidade, precisamos viver, difundir e praticar os preceitos de nossa fé, à luz da Palavra de Deus, inspirando-nos na parábola do Bom Samaritano e dos textos que a liturgia da Quaresma nos oferece para este tempo de conversão.

Deus abençoe a todos.

Dom Edson Batista de Mello