2 de dezembro de 2020

BISPO DE CACHOEIRA DO SUL

ORIENTAÇÕES PARA PARÓQUIAS E CAPELAS QUE POSSUAM

CAPELAS VELATÓRIAS E CEMITÉRIOS

Rev. irmãos e irmãs em Cristo,

1. ORIENTAÇÕES GERAIS

As Paróquias e Capelas que POSSUEM CAPELAS VELATÓRIAS SOB SUA ADMINSTRAÇÃO são RESPONSÁVEIS pela segurança dos fiéis, usuários e terceiros que se utilizam desse serviço.

Dessa forma, os Conselhos Paroquiais  e Conselhos Comunitários deverão estar ATENTOS aos cuidados necessários para se evitar a propagação do COVID-19 (Coronavírus) sob pena de responsabilização civil e criminal, principalmente, frente ao Decreto Estadual e Decretos Municipais que estão sendo publicados.

Sabemos que o atual contexto é um período de exceção e, também, temporário.

Por isso, a calma, o discernimento e a misericórdia serão fundamentais para a tomada de decisões neste momento.

Os Párocos, se for o caso, designem um integrante do Conselho Paroquial para ajudá-los nas medidas de prevenção, orientação e fiscalização dos Cemitérios Católicos que estão sob a jurisdição da Paróquia.

Assim, disponibilizamos as seguintes medidas que deverão, OBRIGATORIAMENTE,  serem adotas por Paróquias e Capelas:

1. VISITAS AOS CEMITÉRIOS

Estão proibidas as visitas aos Cemitérios.

Esta medida visa fazer com que as pessoas fiquem em casa pelo prazo de 15 (quinze) dias.

Deverão as Paróquias e Capelas que possuir cemitérios sob sua administração FECHAR os seus cemitérios à visita pública.

1. Das Certidões de Óbito

Conforme Provimento n. 09/2020 do CGJ, os Cartórios de Registro Civil do Estado do Rio Grande do Sul SUSPENDERAM suas atividades cartorárias até o dia 31/03.

Dessa forma, durante a suspensão dos serviços dos Registros Civis, NÃO SERÃO EXPEDIDAS AS CERTIDÕES DE ÓBITO, documento necessário ao sepultamento.

Assim, as Paróquias e Capelas, EXCEPCIONALMENTE, deverão autorizar os enterros SEM A CERTIDÃO DE ÓBITO.

Contudo, AS FAMÍLIAS E FUNERÁRIAS deverão apresentar O ATESTADO DE ÓBITO, documento emitido pelo médico indicando a causa da morte.

As secretarias paroquiais deverão registrar os sepultamentos que acontecerem sem a Certidão de Óbito para que seja apresentado à Justiça, se for o caso.

O registro deverá conter: data, hora, causa da morte, número do Atestado de Óbito, nome do médico que assinou o atestado e assinatura do responsável pela entrega do Atestado (familiar ou funerária).

1. Da Disseminação do COVID-19 (Coronavirus) pelo falecido

Pelo que consta na literatura médica, um corpo sem vida não transmite o COVID-19.

Entretanto, as secreções corporais, como o sangue, por exemplo, podem transmitir o vírus.

Assim, é necessário que sejam utilizadas as devidas proteções para o manuseio do corpo e do caixão.

1. Das Encomendações por Padres, Diáconos e Ministros da Esperança

Conforme Decreto Episcopal, datado de 19 de março de 2020, os Padres, Diáconos e Ministros da Esperança deverão realizar os atos religiosos da Encomendação somente no cemitério, antes do sepultamento.

Esta medida vale para qualquer óbito, seja pelo COVID-19 ou decorrente de outra causa.

Assim, estão PROIBIDOS os atos religiosos dentro das Capelas Velatórias em razão do risco de disseminação do COVID-19.

1. VELÓRIOS

Conforme orientação governamental, ESTÃO PROIBIDOS OS VELORIOS DOS FALECIDOS PELO COVID-19 (Coronavírus).

Uma vez constatado o Óbito pelo COVID-19 (Coronavírus), a empresa funerária pegará o corpo do falecido e levará diretamente para o Cemitério. Não haverá preparação.

Os Óbitos decorrentes de outras causas poderão ter Velório, uma vez respeitadas as seguintes orientações:

• Colocar o corpo em sala arejada previamente desinfetada.

• Disponibilizar na entrada da sala álcool gel.

• Realizar uma cerimônia restrita aos familiares, ou seja, controlada a entrada de pessoas no local, permitindo somente a entrada de grupos de pessoas de cada vez.

• Orientar a família para que proceda um velório com tempo menor de duração para que seja possível a inumação no mesmo dia do óbito.

• Orientar a família pra que evite contato físico com o corpo, bem como, aglomerações em volta deste.

• Orientar para que o caixão, depois de fechado para realização do cortejo, não volte a ser aberto no cemitério.

1. SEPULTAMENTO

• Recepcionar o corpo na sepultura (sepultadores com EPls completos e adequados, bem como os equipamento preventivos)

• Não abrir o caixão.

• Fechamento do lóculo (sepultura) com vedação adequada.

• Sepultadores após o ato, devem lavar as mãos e higienizar com álcool e suas vestimentas condicionadas para desinfecção adequada.

• Sepultadores deverão tomar banho após o sepultamento.

1. Sepultadores

Para as Paróquias e Capelas que disponibilizam  funcionários ou voluntários para a realização dos sepultamentos, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que é de responsabilidade da comunidade católica a segurança destas pessoas.

Os sepultadores deverão, OBRIGATORIAMENTE, utilizar os EPIs de segurança e, ainda, os equipamentos preventivos, indicados pelos profissionais da área da saúde.

Os funcionários e voluntários que se encontrem no grupo de risco (acima dos 60 anos, enfermos, gestantes e portadores de doenças crônicas), ficam dispensados de suas funções enquanto perdurar esta crise.

Caso os sepultadores sejam de responsabilidade de terceiros (Funerárias, empreiteiros, terceirizados, etc…) a Paróquia e Capela é OBRIGADA  a verificar se estes profissionais estão utilizando os EPIs e equipamentos de prevenção sob pena de responder civil e criminalmente.

EPI e produtos para desinfecção

• EPI completo (uniforme, óculos, máscara, luvas, botas, etc…).

• Equipamento preventivo: Álcool gel (70%), máscara N95 (transmissão do vírus por gotículas), sabão (para lavagem das mãos) e lenço de papel (para secagem das mãos e descarte).

Cúria Diocesana, ao dia 23  do mês março de 2020.

Seguem as assinaturas  de

Dom Edson Batista de Mello, Bispo Diocesano