24 C
Cachoeira do Sul
23 de janeiro de 2020
Portal da Diocese de Cachoeira do Sul Rs

Palco da Natureza

NO PALCO DA NATUREZA

Mons. Elcy

Certo dia, nas ramadas de uma árvore, no interior da floresta, os insetos se reuniram para expressar seus sonhos, transformados em desejos e por alguns, em projetos de vida. Nem todos os sonhos eram exequíveis, mas alguns, com algum esforço e planejamento, seriam!

Algumas formigas garantiram que iriam criar asas e voar, procurar outras paragens e formalizar seus próprios formigueiros. Como esta informação estava no seu DNA, elas não se deixaram abalar quando os insetos voadores riram baixinho sacudindo suas antenas como desaprovação; os cupins aprovaram e bateram palmas com suas minúsculas patinhas; eles, também, contavam com asas para multiplicar os cupinzeiros!

A lagarta, que estava tecendo seu casulo, recebeu a mais humilhante gargalhada, quando disse que também voaria, qualquer dia destes. Gorda como era, seria um fenômeno. Até a cigarra estridulou escandalosamente com esta informação. A borboleta, que chegava no pedaço, não riu e garantiu: “Também fui lagarta e cá estou, porque a possibilidade existe, pela metamorfose”!

A coruja, que não fazia parte da assembleia, porque não era inseto, refletia o porquê daquela zoeira e tirava suas próprias conclusões: No mundo tudo se transforma; por que as formigas e as lagartas não receberiam asas? Até os humanos garantiam que seriam transformados. Quando pareceriam morrer seriam transformados pela ressurreição, semelhante a de Cristo que lhes garantiu esta fase final!

Semelhante à coruja comecei a refletir: “Será que a natureza tem vocação de revelar os mistérios dos seres humanos?” “Será que Deus nos deixou, por ela, uma fresta para espiarmos sua surpresa carinhosa?”

Concluo que sim! Alguns animais nos ensinam como amar, perdoar, relevar, respeitar, acolher e solidarizar!

Então, basta abrir os olhos do entendimento, extrapolar os fenômenos que visualizamos e nos alegrar, sentindo-nos felizes por tudo que o Pai celeste preparou para aqueles que o amam!

Artigos relacionados