21 de novembro de 2019

Convite à Romaria

Convite é um aceno à participação na vida: (Com+vida!) Esta participação pode ser numa festa, num trabalho, até mesmo num amplexo na hora da dor e, acima de tudo, num relacionamento envolvente, fortemente amarrável e pessoal. A focagem será social, religiosa, cívica ou outras mais. A nossa focagem, de hoje, envolve a alma, se faz caminho e celebração: Nosso convite é para Romaria, à Maria, Mãe do Redentor.

Por vinte e cinco anos estamos concretizando a simbologia da realidade que a caminhada revela. Caminhamos juntos num determinado rumo, buscando meta comum, repartindo cuidados, estendendo a mão, dialogando na linguagem da oração. Acima de tudo nos ancoramos na certeza que Deus partilha sua presença conosco, confirmada por Jesus: “Onde dois ou mais estiverem reunidos, em meu nome, eu estarei no meio deles!” Jesus é a razão da caminhada em procissão, modelada por sua Mãe Maria, que sempre nos leva a Ele.

Na Bíblia Sagrada configuramos nossa peregrinação. O Povo de Deus se fez caminheiro do deserto para se instalar na Terra Prometida. Nossa Terra Prometida é a Casa do Pai e o deserto são os desvios que da Casa nos afastam. O fogo, que caminha à frente, é o Espírito Santo de Deus. O Mar Vermelho é nossa vontade que se abre para o irmão passar. O exército do Faraó prefigura o tentador.

Caminhemos juntos com Maria timoneira, porque com ela, até Jesus, seremos imbatíveis! Ela sabe o caminho de volta para a Casa do Pai, porque “O Caminho”, por excelência, é seu Filho Jesus!