22 de fevereiro de 2020

As Lágrimas de Jesus

AS LÁGRIMAS DE JESUS

Jesus chorou! Não foi porque, aos doze anos, ficou perdido no templo; nem mesmo porque condenado à morte; não chorou ao ver sua mãe no caminho da Cruz; nem pelos pregos nas mãos ou pela lança atingindo o lado, mas chorou ao contemplar, desde o Monte das Oliveiras, a sua cidade sagrada de Jerusalém.

O coração e a fonte das lágrimas estão próximos. Coração emocionado desperta a fonte; assim a alegria exuberante, a dor lancinante, a injustiça clamorosa. Jesus chorou pela decepção, pela inutilidade da sua missão diante de seu próprio povo, da cidade que deveria ter sido a primeira no acolhimento de quem lhe podia dar a paz!

Os apóstolos, emocionados diante da beleza, vista desde o monte, apontaram para Jesus o brilho das pedras da construção, a beleza dos ex-votos presos nas muralhas, mas a atenção de Jesus via além: via a ingratidão daquele povo, sentia a rejeição ao seu projeto de paz e fazia-lhe arrancar do peito a sentença profética de que tudo aquilo não ficaria pedra sobre pedra, pois não soubera recebe-lo!

A decepção dói. A ingratidão dói. O choro faz das lágrimas o lenitivo para amenizar a causa dos soluços, da voz embargada, enfim, do pranto descontrolado. Os olhos místicos de Jesus viram o futuro: as muralhas derrubadas, as casas arrasadas, o povo assassinado; não se conteve e com o soluço do peito, veio a profecia, concretizada no ano 70 de nossa era: Não ficou pedra sobre pedra!

Jesus chorou e a cidade foi arrasada, por não recebe-lo. Só Ele podia lhe trazer a paz. A rejeição à pessoa do Senhor trouxe a ruína. A lição da história nos alerta: É bom nos antenar!