31 de maio de 2020

7 PASSOS DA EVANGELIZAÇÃO

O Mestre de Nazaré mantinha uma metodologia especial no trado com os afastados de seu povo; de modo especial com quem, desanimado, estava deixando o grupo de seus seguidores. Esta metodologia, com qualidade didática, fazia Dele um competente e exímio professor, sugerindo nosso modo de agir.

Na versão Bíblica, dos jovens de Emaús, se manifestam claros, os diversos modos de abordagem capazes de clarificar os fatos e levar à decisão da volta.

Como Ele agiu?

Primeiro passo: Se aproximou e entabulou conversa de saudação sem aparentar motivo, querendo, apenas caminhar junto, os onze quilômetros de chão.

Segundo passo: Procurou entrar na conversa de interesse deles: “O que vindes conversando pelo Caminho?” Demonstrou interesse para criar empatia!

Terceiro passo: Se inculturou, participando no assunto deles e iluminou suas mentes com a Palavra de Deus, contida na Bíblia Sagrada; mostrando as evidências previstas pelos profetas.

Quarto passo: Criou espaço para uma amizade forte capacitando o convite para ficar e participar na mesa, argumentando, que o dia estava acabando

Quinto passo: Na partilha do pão, na refeição da noite, os olhos deles foram capazes de ver Jesus e Jesus saiu de cena. Eles disseram: “Não nos ardia o coração enquanto ele nos falava?”

Sexto passo: Quando se encontra Jesus a gente quer voltar para Comunidade e foi o que fizeram!

Sétimo passo: Quando voltaram para os apóstolos, contaram tudo e como reconheceram o Senhor, ao partir o pão!

Está aí o modelo para evangelizar os afastados ou que estão se afastando! (Evangelho de Lucas 24,13-35)