24 C

Contemplando o presépio

CONTEMPLANDO O PRESÉPIO

Dom Edson Batista de Mello

“Fazer o presépio é convidar Jesus a entrar na nossa vida” (Papa Francisco).

Aproxima-se o Natal do Senhor, e é momento de olhar para o presépio.

Olhando para o presépio, podemos perceber algumas coisas importantes que nos ajudam a viver o Natal, o nascimento de Jesus. Deus quis que fosse ali naquela estrebaria, o lugar onde Ele se manifestaria a humanidade. Na pobreza e simplicidade, na miséria e fragilidade.

Não quis nascer num palácio, num lugar revestido de ouro e prata, no luxo e na grandeza, mas sim naquela estrebaria, na carência e na necessidade.

É ali que Jesus nasce, ou melhor, é ali que Jesus quer nascer, pois quer entrar na nossa casa, na nossa vida.

Ele quer nascer nos corações pobres e humildes, nos corações frágeis que sentem a necessidade dEle. Não quis nascer na auto-suficiência e na arrogância. Quis e quer nascer num coração que sente que sem Deus não é possível viver.

Olhando mais um pouco, poderemos também perceber que existem tantos presépios ao nosso redor, e nem nos damos conta. Tantos lares pobres, tantos necessitados, mas também tantos corações carentes que precisam de luz e de paz.

Afinal, olhar para o presépio, é olhar para a vida, a minha e a que cerca.

Este Deus menino quer realmente fazer parte de nossas vidas e fazer de nós sua habitação. Quer nos trazer a luz, a esperança e a paz.