21 de novembro de 2019

Homilia de Posse de Dom Edson

HOMILIA DE POSSE DE DOM  EDSON   25/09/2019

Estimados irmãos e irmãs, as novas diretrizes da CNBB para os próximos anos deixam claro que vivemos num tempo em que somos desafiados a apostar e a viver testemunhando a fraternidade e a solidariedade de forma efetiva junto aos irmãos e irmãs, em todas as circunstâncias da vida, iluminados e comprometidos pela evangélica opção preferencial pelos pobres. Nossa tarefa é a construção de uma sociedade assentada sobre os valores do Evangelho de Jesus Cristo.

A evangelização não é uma opção, mas vocação e missão recebida de Jesus Cristo.

Aliás, a Diocese de Cachoeira do Sul ao ser criada, o então Papa João Paulo II lhe atribuiu esta finalidade: “Mostrar a todos o rosto de Cristo Senhor” (cf. Bula de criação). Ela existe para realizar aqui, no seu território e com o seu povo, tudo o que Jesus viveu e fez junto ao povo do território da Palestina. Dom Ângelo Salvador, 1º bispo desta nossa diocese já dizia, que esta é a nossa Terra Santa.  E Dom Irineu Wilges, seu sucessor insistia: devemos mostrar o rosto de Cristo.

Portanto, amados de Deus, tenho consciência que passo agora a caminhar convosco, uma história já construída de doação, de entrega, de serviço. Gratidão e respeito são palavras tenho obrigação de dizer a todos, sem exceção.

Dom Remídio, reiteradas vez disse que precisamos trabalhar na unidade. Peço de coração a todos os fiéis leigos, diáconos e padres, trabalhemos unidos

Dia de lembrarmos a vocação do leigo (catequistas); Dom José Antônio Peruzzo: Talvez aconteça que não consigam ser suficientemente gratos aos catequistas de suas dioceses. Mas Deus nunca se deixa vencer em generosidade. Um dia Ele mesmo vai te abraçar por ter oferecido do seu tempo para a catequese.

Neste ano em que celebramos os 25 anos da Romaria diocesana, nos confiamos a Mãe do Redentor.