A VERDADE VOS LIBERTARÁ

A VERDADE VOS LIBERTARÁ

Mons. Elcy

Quando Pilatos perguntou para Jesus o que é a verdade, deveria ter perguntado quem é a verdade. Talvez por isso o Senhor não lhe deu resposta alguma!

A verdade não é uma razão filosófica, nem um caminho pedagógico, muito menos uma ideologia comportamental. A verdade é Ele, porque Ele mesmo afirmou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

O homem escravo sonha com a libertação. Das diversas formas de escravidão, a gerada pelo pecado é das piores. É desta que o Mestre de Nazaré se refere quando fala de libertação; uma libertação do espírito, capaz de consolidar a libertação moral, física e social.

O perdão, que se envolve de misericórdia, que se molda radical, que se entende na expressão: “Porque terei misericórdia de suas faltas e não me lembrarei mais de seus pecados. ” (Hb 8,12); só pode partir dos lábios de Deus, pela boca de Jesus. É este o libertador absoluto, que liberta absolutamente da escravidão do pecado que agrilhoa o espírito.

Então há um projeto para ser executado, um processo para ser concretizado que ocasionará a libertação anunciada pelo Senhor: Ter e estar com Jesus, numa atitude de discípulo, num seguimento radical, conhecendo-o como a Verdade a ser seguida, é a fórmula libertadora.

Sabendo que só Deus perdoa, que só ele capacita a conversão, procurar salvação fora dele é tempo perdido. A redenção gratuita é ofertada, é consolidada no seguimento do Senhor de Nazaré. Na cruz Ele quitou a dívida e o comprovante do pagamento é dado no convívio com Ele!

Se lhe parecer difícil entender o que escrevi, em resumo posso lhe dizer: Sem Jesus não dá! Sem Ele seremos eternos escravos da perdição!

Mons. Elcy