Cachoeira do Sul ,Quinta-Feira 18 de janeiro de 2018

Diocese chora: Morre Dom Remidio

O bispo Dom Remídio Bohn, da Diocese de Cachoeira do Sul, faleceu neste sábado (6) após enfrentar um tumor no pâncreas e passar por tratamento onde ficou internado no Hospital São Francisco, do Complexo Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. O óbito ocorreu no fim da tarde.

Quero agradecer a Deus por essas preocupações e contar sempre com as orações de vocês”,

Declarou Dom Remidio em suas ultimas mensagems.

O Monsenhor Elcy Arboitte, vigário geral,ressaltou a importância de Dom Remídio para a evangelização e disseminação da fé entre os cristãos cachoeirenses e dos demais municípios abrangidos pela Diocese de Cachoeira do Sul.

“É uma perda inestimável. Lamentamos profundamente a perda de Dom Remídio”, declarou o Monsenhor .

Dom Remidio, mantinha uma coluna no site da diocese , A VOZ DO PASTOR, leiam sua ultima postagem

Os atos fúnebres de Dom Remídio vão ser realizados a partir da manhã deste domingo (7) na cidade de Feliz, terra natal dele, com missa às 11h. Antes, em Porto Alegre, uma missa está marcada para as 7 horas.

A chegada do corpo a Cachoeira do Sul está prevista para as 17 horas, deste domingo. Uma missa de corpo presente vai ser celebrada às 18 horas 30 minutos, na Catedral Nossa Senhora da Conceição. Após, o corpo serár sepultado em uma cripta, na Catedral.

Imagem  de Dom Remidio  , no retiro dos presbiteros da diocese, recentemente.

Dom Remidio  tinha a frente uma  diocese de 10.736,5 km2  com uma população residente de 204.753 hab e uma densidade demográfica: 19,1 hab/km ,que  reunia : Arroio do Tigre, Ibarama  , Segredo ,Sobradinho,  Lagoa Bonita do Sul,Passa Sete,Agudo,Novo Cabrais (Cortado) ,Cerro Branco,Cachoeira do Sul ,Caçapava do Sul  e Santana da Boa Vista

A Vida Religiosa de Dom Remidio

Nasceu no município de Feliz no dia 21 de maio de 1950,e   fez seus estudos primários na escola paroquial no distrito de São Roque, em Feliz; o curso ginasial e colegial no Seminário São José, em Gravataí. Cursou filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição em Viamão e os estudos de teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi ordenado sacerdote em Feliz, no dia 29 de novembro de 1975..

De 1976 a 1977, foi assistente dos seminaristas no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio; de 1978 a 1980, foi professor no Seminário Menor São José, em Gravataí; em 1980 e 1981 foi Pároco na paróquia São Pedro de Poço das Antas; de 1982 a 1986, assistente dos seminaristas e depois reitor no Seminário Menor São João Maria Vianney, em Bom Princípio; de 1986 a 1992, diretor espiritual e assistente dos seminaristas no Seminário Maior de Viamão; de 1987 a 1988; pároco da Paróquia Santo Antônio, em Canoas; de 1993 a 1995; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Porto Alegre; de 1996 a 2006, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre. Foi coordenador de pastoral do Vicariato de Porto Alegre, de 2002 a 2004; atuou também como Penitenciário da Arquidiocese, assistente espiritual dos Diáconos Permanentes, diretor da Sociedade Fraterno Auxílio e representante dos presbíteros. Em 1988, participou em Medellín, na Colômbia, do curso de especialização em Teologia Pastoral no ITEPAL, organizado pelo CELAM

Foi nomeado Bispo Auxiliar de Porto Alegre, aos 18 de janeiro de 2006, pelo Papa Bento XVI, com o título de “UCHI MAIUS” (Cidade de origem numida, 120 km da Tunísia). Foi ordenado bispo na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, aos 17 de março de 2006. Desde 18 de janeiro de 2006, atuou como vigário episcopal do Vicariato de Porto Alegre, até 2010.
No dia 20 de abril de 2011 foi empossado por Dom Dadeus Grings como vigário episcopal do Vicariato de Guaíba, na sede do vicariato, a Paróquia Nossa Senhora do Livramento. Uma das missões de Dom Remídio foi preparar aquela porção da Arquidiocese de Porto Alegre para no futuro ser uma nova diocese.
Durante a 49ª Assembleia dos Bispos do Brasil em Aparecida do Norte, no dia 10 de maio de 2011, foi eleito secretário do Regional Sul-3 da CNBB.

No dia 28 de dezembro de 2011 o Papa Bento XVI o nomeou bispo da Diocese de Cachoeira do Sul.
No dia 26 de fevereiro de 2012 toma posse, na Catedral Diocesana, em Cerimônia presidida pelo Arcebispo Dom Hélio Adelar Rubert.      dom_remidio_pagina2  Lema: “OMNES FRATRES SUMUS” (“Todos somos irmãos”).

Brasão:
1) A Cruz: O formato da cruz (flor de lis) expressa à nobreza de quem se doa para servir e a cor (vinho), o sangue doado por amor. É nossa identidade cristã.

2) O Escudo: no contorno de sua forma, se assemelha ao escudo da família, cuja história é marcada pela fé, alegria e trabalho. O fundo, em cor azul celestial, expressa a harmonia do universo e o infinito sem limites da missão.

3) A luz: reflete a bondade de Deus sobre nós, pois somos filhos da luz. Indica também m_BrasaoDomRemidioa missão confiada. A temática da luz teve presente no lema de vida sacerdotal de Dom Remídio: “ser luz para iluminar”.

4) Os círculos: Entrelaçados representam Deus uno e trino, modelo perfeito de comunhão no amor, que nos inspira a viver esta comunhão em sua família, “onde todos somos irmãos”.

5) As chamas: sinal de luz e fogo, expressam a ação de Deus que purifica, renova e anima a comunhão.

6) O livro aberto: A Palavra de Deus alimenta a comunidade de fé. Ela se tornou viva pelo sim da Virgem Maria, representada pela letra M sobre o livro, a Mãe de Deus, padroeira da cidade de Porto Alegre e da Arquidiocese de Porto Alegre. Ainda sobre o livro está o báculo, símbolo do pastoreio, a exemplo de Cristo, Bom Pastor, tem a missão de ensinar, santificar e guiar o Povo de Deus.

Oremos por Dom Remidio

diocesenet