Free WordPress Themes
Cachoeira do Sul ,Segunda-Feira 23 de Outubro de 2017

Dia dos Pais

A VOCAÇÃO DO PAI

Conversando com o povo de Deus 282

 

         Das vocações, a do pai, é das mais sublimes. O que dizemos do pai, dizemos da Mãe. Como toda vocação traz consigo uma missão, a missão do pai traz conotações de propagar a vida, protegê-la, sustentá-la e conduzi-la à uma realização plena. Podemos dizer que esta ação, voltada para a vida, compete a Deus! Só que o Criador quis a parceria do homem para atualizá-la. Nisto está a grandeza da vocação  do pai: Ser o sinal sensível da paternidade de Deus.

Paternidade é relação, não apenas, geração. A paternidade acontece quando alguém se relaciona com um homem, comportando-se como seu filho; este homem sente-se pai. O jeito  relacional de filho firma no coração humano a certeza da paternidade.

A experiência de ter um homem como pai, de ser carregado no seu colo, acarinhado, abraçado, beijado, enfim, amado, cria no filho uma imagem interna positiva que depois, quando crescer e lhe disserem que Deus é Pai, saberá moldar na sua mente a imagem de Deus-Pai. O contrário, também é certo: Jamais uma criança terá imagem de Deus, como Pai, se não experimentou ter um pai à imagem de Deus! Seu comportamento relacional com Deus, jamais será filial.

Para simplificar: A nossa relação com Deus, extrapola da nossa relação com nosso pai…Que responsabilidade,… , “papais”!

A família humana coloca luz em nosso entendimento a respeito da família de Deus. Uma família de qualidade, faz nossa mente  visualizar um pouco do mistério íntimo da Trindade e porque quis chamar-se : Pai, Filho e Espírito Santo; digo diferente: Deus Pai, Deus Filho e Deus Mãe! Foi para que experimentássemos uma relação e entendo-a conhecêssemos a maravilha do Senhor!

“Não quero ser moralista, mas pergunto: como pode uma criança, de “produção independente”, “filho de mãe solteira” onde o pai não assumiu e ” filho não se sabe de quem” , ter ideia de Deus e manter para com Ele atitudes de ternura e amor filiais?

Neste dia dos pais, agradeço a Deus o pai que me deu, pelo amor, compreensão, abraço, beijo e proteção que dele recebi. Eu sei que foi o mesmo Deus que me amou através daquele homem que tive a graça de chamar de Pai!

wordpress