Free WordPress Themes
Cachoeira do Sul ,Domingo 19 de Novembro de 2017

TRABALHO E PREGUIÇA

TRABALHO E PREGUIÇA

Eu olho para os campos, para o pastoreio do gado; volto-me para a roça, para o cultivo da terra e vejo gente suando seu rosto pela conquista do sustento ou como fala a Bíblia, o pão de cada dia. Estas pessoas levam a sério os ensinamentos do Pai Nosso, embora muitas vezes nem o saibam rezar, mas o fazem pelas ações dizendo: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje!”

Eu olho para a cidade, para os bancos das praças, para as ruas escurecidas e vejo tanta gente ociosa, vivendo do trabalho do irmão, sem o suor do seu próprio rosto, agredindo a sentença de Deus expressa no livro do Gênesis: “Comerás o teu pão com o suor do teu rosto!”.

Para me orientar, para não falsear meus passos no caminho da sabedoria, abro as páginas sagradas e na segunda carta aos tessalonicenses leio assim:

“Quem não quer trabalhar, também não deve comer. Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. Em nome do Senhor, Jesus Cristo, nós ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam com tranquilidade o seu próprio pão. E vós mesmos, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”. (2Ts 3,10b-13)

A mão do Senhor agarrou minha mão e ajudou-me a folhear um dos Livros da sua revelação, o Êxodo, e seu dedo apontou para o capítulo 9 onde li:

“Trabalharás durante seis dias e farás todos teus trabalhos, mas no sétimo dia que é consagrado ao Senhor, descansarás…” (Ex 20,9)

Como descansar sem estar cansado? Nosso Deus nos quer obreiros que se cansem seis dias da semana. Isto é uma ordem; não apenas o descanso do sétimo dia se caracteriza mandamento, mas o trabalho nos seis! A desobediência a esta ordem produz o ócio, mãe de todos os vícios, causa da fome e da miséria infra-humanas.

Trabalhando ajudamos o Criador a melhorar a criação, sinalizamos seu poder onipotente que tirou do nada o que existe. Promovemos e qualificamos toda forma de vida. Não é digno do ser humano porta-se como um vampiro sugando sangue dos seus semelhantes. O trabalhador revela o bem. O bem por excelência é Deus. O preguiçoso atualiza o mal. O mau por excelência é o demônio. Com quem Você mais se parece?

wordpress