Free WordPress Themes
Cachoeira do Sul ,Tera-Feira 25 de Abril de 2017

São Marcos

PARÓQUIA SÃO MARCOS

Fundada em 22.04.1953

Fone: 0xx 51 3745 1015 – Caixa Postal 08 – Avenida Pe. João Pasa

96910- 000 – SEGREDO – RS

  [email protected]

Pároco: Pe Alessandro Müller

Auxiliar: Pe. Cláudio Geneci Dutra

 

 segredomtx  SEG_INTSEG_INT

Matriz

Interior da Matriz

 

 

 

ORIGEM DO NOME: SEGREDO

 

 O nome está relacionado ao assassinato do Sr. Abel Batista da Silva, casado com Dna. Maria Francisca da Silva e proprietário de uma quantia considerável de terras na região. O aparecimento de um corpo, jogado num arroio da localidade atribuído ao Sr. Abel, nunca foi comprovado. A morte dele implicou no julgamento de um empregado, Salvador Carvalho, e do Escravo Benjamin, que a mando de Dna. Chica teriam assassinado o patrão. O empregado foi condenado a 12 anos de prisão e o escravo morreu açoitado.

     O arroio onde apareceu o corpo ficou denominado de “Arroio do Segredo”, dando origem ao nome da localidade. Ficção ou realidade, o certo é que ficou marcado na memória do povo, corroborada pela tradição oral.

A COLONIZAÇÃO

     A colonização do distrito de Segredo foi iniciada no ano de 1920 por imigrantes vindos de Novo Treviso, Nova Palma, Faxinal do Soturno e Polêsine. Eram famílias trabalhadoras e religiosas. Em 08 de outubro de 1929, os colonos se reuniram e trouxeram  de Arroio do Tigre o Padre Affonso Diehl para rezar a 1ª Missa que foi na casa de Guerino Turcatto. Os primeiros moradores da Vila foram Ângelo e Alexandre Cremonese, Augusto Segatto, Guerino Turcatto, José Cremonese e Hugo Bavaresco. Apesar das dificuldades enfrentadas, os colonos queriam ter a sua própria capela. Da vontade comum e da ajuda de todos foi construída a 1ª capela e inaugurada em 25 de abril de 1930, tendo como padroeiro São Marcos Evangelista. Em 1938, com o crescimento da comunidade, foi lançada a pedra fundamental de uma nova e ampla igreja. Em 21 de dezembro de 1941, coroando o trabalho e união de todos, foi inaugurado o novo templo. Com o crescimento da vila e a fé daqueles imigrantes, as visitas periódicas do padre não satisfaziam.  (Segue}

Foram ao Pe. Luiz Hoffmann, em Arroio do Tigre, e formalizaram ao Bispo da Diocese de Santa Maria, Dom Antônio Reis que a vila  Segredo queria ser Paróquia e ter seu próprio Pároco. E, em 22 de abril de 1953, o Bispo criou a Paróquia de São Marcos, com sede em Segredo, desmenbrando-a de Arroio do Tigre e de Sobradinho. E três dias depois, Dom Antônio nomeava o Padre João Pasa para ser seu primeiro pároco, o qual tomou posse no dia 26 de abril de 1953.

     A Paróquia, no dia da sua criação tinha sete capelas. Mas, com o passar dos anos e com a expansão da colônia foram surgindo novos centros comunitários, chegando a ter 25 capelas com salão de festas e canchas de esportes.

     Em 1978 a Paróquia celebrou o Jubileu de Prata. A Igreja Matriz foi remodelada e ampliada. O Padre João celebrou missa festiva e organizou com todas as capelas e matriz um desfile de 25 carros alegóricos, representando as 25 capelas, com suas tradições, costumes e frutos da terra

     O Padre João ficou como Pároco até 24 de julho de 1990 quando do seu falecimento. Após seu falecimento, outros padres assumiram a Paróquia (Pe. Albino Casarin, Pe. Almedo Driedrich). Atualmente o pároco é o Padre Gelso Bernardy.

    

FESTIVIDADES DO CINQUENTENÁRIO

     A Paróquia São Marcos Evangelista comemorou no dia 27 de abril seu Jubileu de Ouro – 50 anos. Para seu brilhantismo realizaram-se as seguintes atividades:

     Em 26 de abril de 2002 aconteceu a abertura do cinqüentenário com a festa do Padroeiro. Neste dia todas as capelas se fizeram presentes com seu padroeiro na celebração da missa, após houve almoço festivo.

Da mesma forma foram realizadas diversas atividades tais como: Festa do Divino; Corpus Christi com tapete missionário; missa celebrada pelo Padre Luiz Sponchiado (pesquisador da IV Colônia, de onde vieram nossos troncos) e jantar italiano com exposição de peças antigas, resgatando os valores da imigração; a festa do Colono e do Motorista, com desfile de carros alegóricos; Copa do Cinqüentenário de futebol de campo; desfile de 7 de setembro com a Escola Padre Affonso Diehl; encontro da Área Norte de todos os catequistas e reuniões com as diretorias de todas as capelas. Aconteceram ainda: encontros com as Pastorais e Assembléias com lideranças da Matriz e das Comunidades para avaliar a pastoral das comunidades e projetar rumos novos para 2003 e 2004; Organização da Pastoral do Dízimo, Formação Missionária, bimensais; Visita Pastoral de Dom Irineu a todas as Comunidades que se encerrou no dia 27 de abril com a festa do cinqüentenário; projeto de elaboração de uma Revista Comemorativa onde as Comunidades contam sua História 

wordpress