Free WordPress Themes
Cachoeira do Sul ,Domingo 19 de Novembro de 2017

PLANO DE PASTORAL 2017

OBJETIVO:

EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf.Jo 10,10),rumo ao Reino definitivo.
A Igreja da diocese de Cachoeira do Sul tem como lema: “Mostrar a todos o rosto de Cristo”; desafiada pela Missão continental, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, na Assembleia Diocesana 2016, definiu:

ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL 2016 – 2017

Avaliação, estudo e propostas.

Realizou-se no dia 04/11/2016, no Centro de Pastoral da Catedral Nossa Senhora da Conceição, a Assembleia Diocesana de Pastoral coordenada pelo pe.Nildo Rech e contou com a presença do Bispo, Dom Remídio, padres, diáconos, membros diocesano de coordenações e movimentos pastorais, quatro leigos por paróquia, dois seminaristas maiores, um representante por comunidade religiosa.

O evento iniciou às 8h30min com um momento espiritualidade e, também, com a palavra de Dom Remídio dando as boas- vindas e lembrando os compromissos assumidos na assembleia de 2015. Após, os representantes das áreas de pastoral fizeram um breve relato do que foi realizado nas paróquias no que se refere ao Jubileu da Diocese e à Celebração do Ano Santo da Misericórdia, bem como, realizaram uma avaliação sobre os roteiros de grupos de família elaborados pela Diocese. Terminada essa avaliação pelos grupos, o Bispo complementou destacando as atividades realizadas pelas paróquias e lembrou a importância da visitação às comunidades uma vez que somos discípulos missionários de Jesus.

Prosseguindo com a pauta da Assembleia, o pe. Décio José Walker, da Diocese de Santo Ângelo, e um dos que participou da equipe de elaboração do ITINERÁRIO CATEQUÉTICO, lembrando que esse tema será prioridade na nossa Diocese para 2017, falou sobre a “INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ – UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL”. O palestrante salientou que o objetivo hoje da catequese é formar cristão adultos, discípulos missionários, maduros na fé, por essa razão, floresceu a necessidade de resgatar a “inspiração catecumenal” para todas as formas de catequese.

Após a explanação do pe. Décio, os grupos reuniram-se a fim de sugerir propostas para que o ITINERÁRIO CATEQUÉTICO seja, efetivamente, colocado em prática na Diocese, em 2017. Com o assessoramento do palestrante, foi elaborada uma síntese dessas propostas:

-Organizar comissão de Incentivo à Vida Cristã – Formar comissão diocesana de IVC : uma pessoa de cada paróquia. A equipe diocesana de catequese dará os primeiros passos para a formação da mesma, juntamente com o Coordenador Diocesano de Pastoral.
-Articulação em relação às paróquias.
-Assessoria permanente.
-Estudar o processo de Iniciação à Vida Cristã no Conselho paroquial de pastoral.
-Incluir no material de grupos de família reflexões sobre o Ano Mariano e IVC.
A Assembleia Diocesana encerrou às 20h, com avisos gerais e a Santa Missa.

wordpress