Free WordPress Themes

Pastoral da Criança

PASTORAL DA CRIANÇA

DIOCESE DE CACHOEIRA DO SUL

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.

A QUEM  ATENDE?

No ano de 2003, foram acompanhadas 1.329.262 famílias, 83.993 gestantes e 1.815.572 crianças pobres menores de seis anos de idade, de 36.422 comunidades em 3.757 municípios de todos estados brasileiros.

(Zilda Arns Neumann (Forquilhinha, 25 de agosto de 1934Porto Príncipe, 12 de janeiro de 2010) foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira.

Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança[1] e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação. Em 2012, numa seleção por um formato internacional,[2] Arns foi eleita a 17° maior brasileira de todos os tempos.)

DE QUE FORMA?

A Pastoral da Criança desenvolve uma série de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania em favor da gestante e do desenvolvimento integral da criança. Os familiares das crianças acompanhadas, especialmente as mães, aprendem a valorizar e a trabalhar com vigilância nutricional, a identificar problemas de desnutrição, fortalecer o aleitamento materno, alimentação enriquecida, controle de doenças respiratórias e diarréia, uso do soro caseiro, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de acidentes domésticos, e outras ações que propiciam condições saudáveis para o desenvolvimento da criança. Como podemos perceber, a Pastoral da Criança desenvolve ações simples, baratas e que podem ser repassadas com facilidade.

OS LÍDERES

De todos os voluntários, 134.973 são líderes comunitários, pessoas simples, em sua maioria mulheres, que vivem nas próprias comunidades. Além dos líderes, 107.579 pessoas pertencem às equipes de apoio em serviço espalhadas por todo o país, somando 242.552 pessoas envolvidas.

Os líderes orientam as mães, gestantes e as famílias sobre como cuidar bem da criança, com técnicas acessíveis de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, além de estimular os laços familiares e comunitários.

As principais atividades dos líderes são:

• Visitas mensais às famílias acompanhadas;
• Dia da Celebração da Vida, dia do mês em que líderes e mães se reúnem para pesar as crianças e celebrar as conquistas; e
• Reuniões Mensais de Reflexão e Avaliação entre os líderes, para a troca de experiências e avaliação do trabalho.

PASTORAL DA CRIANÇA NO BAIRRO OLIVEIRA, PARÓQUIA SÃO JOSÉ

No dia 02 de abril de 2011, na Comunidade Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Bairro Oliveira, das 14h as 18h, aconteceu um encontro da Coordenação Diocesana da Pastoral da Criança com a comunidade para reorganizar esta pastoral. Estiveram presentes a Coordenadora Estadual, o Coordenador Inter diocesano e a Coordenadora diocesana da Pastoral da Criança de nossa diocese, Marilaine Capra. Primeiramente foram feitas visitas às famílias da comunidade, em grupos, pelos visitadores e colaboradores de outras dioceses, fazendo levantamento das famílias onde haviam crianças de 0 a 6 anos e mães gestantes, após foi realizado uma palestra com vídeos sobre o que é, e como funciona a Pastoral da Criança, com um convite de Zilda Arns para a Missão. Estiveram presentes integrantes da diocese de Sto. Ângelo, Uruguaiana, Cruz Alta, Sta. Maria e Sta. Cruz, além de outros integrantes da pastoral da Criança de Arroio do Tigre e Caçapava do Sul de nossa Diocese.

Receberam e acompanharam, as visitantes, as membros da comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro: Gislaine Jaques e Maria Porto.

Foto do Intercentro Oeste da Pastoral da Criança realizado nos dias 01,02 e 03 de abril de 2011 em Cachoeira do Sul. Missões realizadas na Paróquia da Penha  (Comunidade Sagrado Coração de Jesus, do Bairro Promorar) e Paróquia São José (Comunidade Perpétuo Socorro do Bairro Oliveira). Já estão acontecendo encontros de Capacitação para Lideres nestas duas comunidades com expressivos grupos  de pessoas que aceitaram o convite para trabalhar, reativando assim a Pastoral da Criança, nestas Paróquias.      Marilaine T. Capra

wordpress